Imagens registradas pela Polícia Civil mostram o estado precário da casa onde uma bebê de 8 meses morreu após ser deixada sozinha com o irmão de 5 anos, em Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local foi classificado pelos investigadores como “insalubre e sem segurança”.
A residência, com pelo menos três andares, tinha no segundo pavimento dois colchões finos e sujos no chão. Em cima de uma cômoda, havia uma panela com leite, uma mamadeira e a embalagem de um miojo já consumido. A escada para o primeiro andar tinha proteção apenas de um lado e nenhum corrimão no outro. No espaço atrás de uma cômoda, improvisava-se o berço da bebê — uma estrutura de madeira desmontada, com colchão e cobertores.
Segundo o depoimento de Vanuza Moura, de 23 anos, ela saiu de casa por volta das 2h da madrugada de domingo (10) e só retornou às 8h30, quando encontrou a filha sem respirar. A bebê foi levada à UPA de Magalhães Bastos, mas já chegou sem vida.
A criança estava sob os cuidados do irmão mais velho, que foi entregue ao Conselho Tutelar. A mãe admitiu que deixou os dois sozinhos para ir a um baile funk na região. Testemunhas relataram que o abandono era recorrente.
Uma das hipóteses da investigação é que a bebê tenha se sufocado enquanto tomava mamadeira. Vanuza tem cinco filhos, mas apenas os dois viviam com ela.
Ela foi presa e vai responder por abandono de incapaz seguido de morte.