Nova fase do Plano São Paulo une restrições da fase vermelha com proibições da fase emergencial
O estado de São Paulo retorna nesta segunda-feira (12) para a fase vermelha do Plano SP de combate à Covid-19. A medida vale até o dia 18 de abril, próximo domingo. A reclassificação criou uma espécie de fase hibrida em que passam a valer todas as restrições que cabem à fase vermelha e algumas das proibições vigentes na fase emergencial. O estado também inicia hoje a vacinação de idosos com 67 anos.
Entre as principais alterações, as lojas de materiais de construção, que tiveram o funcionamento suspenso na fase emergencial, poderão reabrir, desde que respeitados os protocolos sanitários.
Para comércios e o setor de alimentação, também volta a ser permitido o serviço de retirada (take away), incluindo restaurantes, shoppings e lojas em geral. Jogos de futebol e outros esportes profissionais foram retomados antes do início da mudança de fase (no último sábado, 10).
Cultos religiosos presenciais seguem proibidos e o toque de recolher das 20h às 5h continua mantido. O governo mantém também a recomendação do teletrabalho e o escalonamento de horários alternados para os setores de serviços, do comércio e da indústria.
O que muda com a fase vermelha?
- Permissão de realização de campeonatos esportivos profissionais após 20h, com testagem e protocolos sanitários mais rígidos
- Permissão de retirada de produtos para shoppings, comércios, restaurantes e outras atividades
- Permissão de atendimento presencial nas lojas de material de construção
O que continua igual?
Vacinação de idosos com 67 anos
O governo estadual antecipou em dois dias a vacinação do grupo de idosos com 67 anos.
Para se cadastrar para receber o imunizante, basta entrar no site Vacina Já e preencher os dados solicitados, como CPF, endereço, data de nascimento, e-mail e telefone. Também é possível realizar o pré-cadastro por WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (11) 95220-2923.
A governo espera iniciar a vacinação de idosos de 66 e 65 anos a partir do dia 21 de abril.
Volta às aulas
O retorno das aulas presenciais nas escolas do estado ocorre a partir da próxima quarta-feira (14). As escolas do estado devem usar esta segunda (12) e a terça-feira (13) para orientação e conversas com as famílias e também para organização da comunidade escolar, segundo o secretário da Educação, Rossieli Soares.
"Escolas que já estão abertas trarão outro público a partir de 14 de abril com atendimento com aula propriamente dita", disse o secretário. Ele ressaltou, no entanto, que assim como anteriormente não haverá uma obrigatoriedade de presença neste primeiro momento e será mantida a limitação a 35% da capacidade das escolas.
(Com informações de Renato Barcellos e Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo)