A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Expurgo para desarticular um esquema de tráfico transnacional de drogas ligado à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação ocorre simultaneamente em cidades do interior e da capital paulista, além do estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira com a Bolívia.
Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela Justiça Federal. As diligências acontecem em Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, na capital paulista, e em Corumbá (MS). De acordo com a Polícia Federal, parte dos investigados já se encontra presa.
As investigações tiveram início após uma prisão em flagrante realizada em janeiro, no município de Limeira, que resultou na detenção de 13 pessoas, entre elas uma gestante, além da apreensão de dois adolescentes. Na ocasião, os agentes apreenderam cerca de 17 quilos de cocaína.
Segundo a PF, a droga era proveniente da cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra e estava acondicionada em cápsulas ingeridas pelos suspeitos — método conhecido como “mula humana”. O entorpecente tinha como destino final a cidade de São Paulo.
A Polícia Federal informou que as apurações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa e aprofundar o desmonte da estrutura logística utilizada pelo PCC no tráfico internacional de drogas.