Uma megaoperação da Polícia Civil do Paraná mirou, nesta quarta-feira (3), uma quadrilha especializada em golpes bancários e lavagem de dinheiro, com ramificações em vários estados. Em Sorocaba (SP), uma mulher foi presa no bairro Wanel Ville, e em Chavantes, policiais também cumpriram mandados.
A ação teve dimensão nacional: foram 271 ordens judiciais, incluindo 57 prisões, 138 buscas e apreensões e 76 bloqueios de contas bancárias.
Segundo as investigações, que se estenderam por dois anos, o grupo fraudava contas bancárias e distribuía os valores em várias outras contas, justamente para dificultar o rastreamento. O prejuízo às instituições financeiras do Paraná chega a pelo menos R$ 5,4 milhões.
De acordo com a Polícia Civil, o comando da organização funcionava a partir de São Paulo. Pelo menos 76 pessoas são apontadas como suspeitas diretas de envolvimento no esquema milionário.
O caso evidencia a complexidade das operações criminosas digitais e a crescente necessidade de reforço na segurança bancária.