Variante é um dos motivos para o aumento das internações. A vacinação pode estar contribuindo para que os casos não sejam mais graves, diz secretário de saúde
A variante Delta é predominante na cidade do Rio de Janeiro, disse o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz. O secretário revelou novos resultados do sequenciamento genômico do Laboratórios LNCC e UFRJ/LVM, nos quais “56,6% das amostras testadas e genotipadas mostram predomínio da variante Delta na cidade do Rio de Janeiro", afirmou.
"Isso era previsível. Em todos os países em que a variante Delta entrou, ela rapidamente assumiu a predominância do mapeamento das variantes, e isso aconteceu também na cidade do Rio de Janeiro. A gente espera que não aconteça um aumento no número de internações e óbitos com a aceleração da vacinação, mas é muito importante que as pessoas continuem se protegendo”, complementou o secretário.
Segundo a pasta, a circulação da cepa de origem na Índia pode ter sido responsável pelo aumento de 10% nas internações na rede SUS da capital. Soranz também afirmou que não é possível dizer que a Delta é menos agressiva do que outras variantes, assim como se notou em outros países. “O fato de o número de óbitos não acompanhar o aumento de casos pode ser efeito do avanço da vacinação”, disse.
Vacinação
Nesta semana, ainda de acordo com o secretário, o Ministério da Saúde prometeu entregar 280 mil doses à capital – que serão suficientes, junto com os imunizantes já em estoque, para concluir o calendário da aplicação da primeira dose na população adulta.
Nesta segunda-feira (16), a cidade do Rio de Janeiro começa a vacinar as pessoas com 22 anos. Mulheres podem procurar os postos de vacinação pela manhã e os homens à tarde. Também está mantida a vacinação na parte da tarde dos cariocas com 30 anos ou mais, pessoas com deficiência; além das gestantes e puérperas com 18 anos ou mais.
A Câmara Municipal abriu as portas para ajudar na campanha contra a Covid-19. “É na região central, de fácil acesso. Vamos trabalhar aqui com voluntários para imunizar a população. Nosso objetivo é fazer com que a vacinação avance ainda mais”, explicou o presidente da casa, vereador Carlo Caiado (DEM).
Abertura de leitos no estado
Por causa do aumento de casos de Covid e do avanço da variante Delta, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai fazer um chamamento público para contratar 150 leitos para Covid, sendo 100 deles de UTI. A pasta espera que o chamamento seja publicado em 15 dias.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.