Esse é o primeiro registro significativo de diminuição em internações desde março
A cidade do Rio de Janeiro registra uma queda de 26% no número de pacientes internados pela Covid-19, é o maior recuo do ano. Segundo o levantamento da CNN, utilizando dados do painel de Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde, no início de junho, eram 1.335 internados infectados pela doença, hoje, são 978. Esse é o primeiro registro significativo de diminuição em internações desde março, quando o número de doentes em leitos da capital quase dobrou, chegando a um aumento de 47%.
À CNN, o infectologista Alberto Chebabo, diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro e integrante do Comitê Científico da prefeitura para combate à Covid-19, afirmou que a vacinação desempenha um papel importante nessa queda. “Não sei se é só a vacinação ou a tendência natural da curva, mas certamente a vacinação exerce uma parte muito importante nessa diminuição.”, explica Chebabo.
Para o pesquisador, esse decréscimo deve se manter pelos próximos meses, conforme a imunização avança no país. “É visível a queda, temos leitos vazios, há uma queda importante. Acredito que o recuo será mantido, a vacinação está acelerando. Não sabemos como vai ser a entrada de novas variantes, se a variante Delta vai chegar ou não e qual será o papel se ela entrar. Mas neste momento é um cenário de queda.”, afirma.
Nesta quarta-feira (30), a capital fluminense bateu a marca de 3 milhões de vacinados: considerando a primeira dose, segunda dose, e imunizados com dose única. Já são 56,7% dos adultos imunizados com pelo menos uma dose, e 19,4% completamente vacinados.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.