Inscrições serão abertas no fim de junho e interessados no exame poderão pagar taxa de R$ 85 até 19 de julho; provas estão agendadas para 21 e 28 de novembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), publicou nesta quarta-feira (2) no Diário Oficial da União o edital para a realização do exame em 2021, que terá versões impressa e digital.
A inscrição para o exame poderá ser feita entre os dias 30 de junho e 14 de julho (até 23h59, no horário de Brasília) pelo site enem.inep.gov.br/participante. A taxa tanto para a versão impressa como para a digital é de R$ 85, e deverá ser paga até o dia 19 de julho, dentro do horário de compensação bancária – o Inep não prevê prorrogação do prazo.
De acordo com o edital, o participante não poderá alterar a modalidade do Enem após escolher uma das opções da prova, seja impressa ou digital. O documento diz ainda que a versão da prova para presos terá um edital próprio, a ser divulgado pelo Inep.
Na segunda-feira (31), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, informou em publicação no Twitter que a aplicação do Enem, tanto para a versão impressa quanto para a versão digital, acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro.
O primeiro dia de aplicação do Enem coincide com a data prevista para aplicação da primeira fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que realizou reunião na terça-feira (1º) para ajustar seu calendário – as novas datas serão divulgadas ainda nesta semana.
Veja o cronograma de aplicação das provas:
Inscrições: 30/6 a 14/7
Pagamento da taxa de inscrição: até 19/7
Solicitação de atendimento especializado: 30/6 a 14/7
Resultado: 23/7
Recurso: 26 a 30/7
Resultado do recurso: 4/8
Solicitação de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7
Resultado: 30/7
Recurso: 2 a 6/8
Resultado do recurso: 11/08
Aplicação das Provas: 21 e 28/11
Veja os horários das provas:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Estrutura do Enem segue igual aos anos anteriores
De acordo com o edital do Enem 2021, a estrutura do exame continua igual a dos anos anteriores, com quatro provas objetivas compostas por 45 questões de múltipla escolha e uma redação em Língua Portuguesa.
Tanto as provas objetivas quanto a redação avaliarão conteúdos do ensino médio divididos nas seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A duração do exame é de até 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.
As questões de língua estrangeira poderão ser respondidas em inglês ou espanhol, conforme escolhida no momento da inscrição.
No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração será de 5 horas.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.