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Setor de beleza cresce com força em Ourinhos, movido por paixão e independência
Por RÁDIO MELHOR FM
Publicado em 11/11/2025 15:39 • Atualizado 11/11/2025 15:40
Ourinhos
Mais do que o lucro, o que impulsiona os empreendedores do setor de beleza e estética a montarem o próprio negócio é a paixão pelo que fazem, a vocação e o desejo de autonomia. A conclusão é da pesquisa do Sebrae-SP denominada “Profissionais de beleza e estética”.  
Segundo o estudo, 26% começaram a empreender pelo desejo de transformar uma ideia ou paixão em algo tangível, enquanto outros 22% apontaram a oportunidade de negócio e 20% atribuíram a iniciativa à busca por autonomia. Apenas 18% alegaram que a motivação principal foi a necessidade de obter renda.  
Em média, o profissional do segmento investiu R$ 4.905,68 para montar o negócio. Antes de empreender, 54% tinham emprego com registro em carteira de trabalho.  
Além da prestação de serviços, uma parcela grande desses estabelecimentos vende produtos (76%) e, entre estes, 78% calculam que 26% do faturamento vem desse comércio.  
O levantamento também mostra que existem 304,2 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) em atividade no setor no Estado de São Paulo, sendo que 219.890 (72%) atuam como cabeleireiro, manicure e pedicure e 84.395 (28%) trabalham com estética e outros serviços de cuidados com a beleza.  
A pesquisa aponta que 42% dos estabelecimentos têm entre um e três anos de atuação, o que indica uma predominância de empreendimentos mais recentes.  
Em relação ao local de atuação, salas e prédios comerciais abrigam 28% desses negócios; 27% estão instalados em lojas de rua, enquanto 23% funcionam na própria casa de quem empreende. 
Relação com a clientela 
Atendimento de qualidade e relacionamento com o cliente são considerados os fatores mais importantes para o sucesso, resposta dada por 54% dos entrevistados, o que coloca em evidência a valorização do serviço personalizado.  
Em relação à estratégia para atrair o público, a divulgação nas redes sociais lidera, sendo usada por 87% de quem comanda o estabelecimento. O Instagram é a plataforma mais usada, citada por 79% dos negócios, seguida do Facebook, 53%, e do TikTok, 35%.  
Promoções e descontos são usados por 59% para atrair clientes, e o boca a boca é o recurso de 50% deles.  
A pesquisa revela ainda que 58% dos entrevistados têm interesse em aprender mais sobre marketing digital, gestão financeira (48%) e inovação e tendências (44%). 
“O levantamento indica um movimento de profissionalização crescente. O empreendedor da beleza busca autonomia e realização pessoal, mas também entende que precisa se atualizar constantemente para se manter competitivo”, explica o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.  
A pesquisa  As entrevistas foram feitas entre 31 de maio e 8 de junho de 2025 com 800 proprietários e proprietárias de negócios registrados como MEI, pertencentes aos segmentos de cabeleireiros, manicure e pedicure e atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza.  
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