MENU
Projeto devolve autoestima a pacientes com próteses faciais em Jaú
Por RÁDIO MELHOR FM
Publicado em 10/09/2025 07:56
Região

O que poderia ter se transformado em isolamento social para a aposentada Beatriz Placidina Ferreira virou motivo de esperança. Após perder parte do nariz em uma cirurgia contra o câncer, ela conta que tinha vergonha de sair de casa. Tudo mudou quando recebeu uma prótese de silicone pelo Projeto Faces, do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP).

“Se a mesa fosse mais alta, eu entrava debaixo. Não conseguia sair de casa. Mas, quando falaram do nariz de silicone, fiquei feliz, porque antes usava só gaze e máscara”, disse em entrevista à TV TEM.

Desde 2021, a iniciativa oferece gratuitamente próteses para pacientes que perderam partes do rosto em consequência do tratamento oncológico. Mais de 200 pessoas de várias regiões do Brasil já foram beneficiadas, graças ao apoio de entidades nacionais e internacionais.

O aposentado Abílio Cardoso Pereira também reconquistou a confiança após receber uma prótese de orelha. “Na família estava tudo bem, mas, quando eu saía, sentia constrangimento com os olhares. Hoje, tenho vida normal”, contou.

As peças são confeccionadas pelo protesista bucomaxilofacial Cassiano Ferreira Neto, que destaca que o objetivo vai além da técnica: “Nós fazemos próteses de lábios, olhos, orelhas, praticamente qualquer parte da face. A ideia é reconstruir para devolver dignidade”.

O processo envolve escaneamento em 3D, modelagem digital e impressão de moldes em plástico. A prótese definitiva é produzida em silicone, com pintura artesanal para reproduzir tons de pele e até manchas naturais. Em cerca de 20 minutos na estufa, a peça fica pronta para transformar a vida de quem a recebe.

“Procuro diminuir o sofrimento da pessoa através da alegria, da minha profissão e da tecnologia mais moderna. Aqui a gente dá risada e resolve os problemas juntos”, afirma Cassiano.

Para dona Beatriz, o impacto é indescritível: “Agradeço às minhas amigas, à família e ao Amaral Carvalho. A vida continua. Agora já acostumei e até peço um narizinho novo de vez em quando”.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!