A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece a seguir alguns fatos em torno da distribuição dos medicamentos de alto custo distribuídos pela Farmácia Central do município, para que a população possa compreender a logística envolvida neste processo.
O Governo do Estado de São Paulo é o responsável por cadastrar, avaliar necessidade de uso, comprar, estocar e distribuir os medicamentos para os 645 municípios paulistas. Na região, a sede do órgão estadual do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), que cumpre este papel, fica em Assis.
A Farmácia Central de Ourinhos e seus funcionários não podem executar nenhum dos processos acima e, portanto, não podem ser responsabilizados pela falta de medicamentos. A Prefeitura de Ourinhos atua apenas como um agente facilitador para agilizar a entrega dos remédios aos pacientes.
Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde compreende a dificuldade que alguns pacientes estão passando e, no intuito de garantir o direito da população ourinhense, já informou a situação ao Ministério Público e ao Departamento Regional de Saúde (DRS-IX) de Marília, responsável pelo GVE – Assis, para que sejam tomadas providências imediatas que evitem transtornos graves aos usuários.
Fonte: Prefeitura de Ourinhos