Novo código de trânsito é menos burocrático, diz Tarcísio; veja mudanças
Novidade
Publicado em 13/04/2021

Ministro da Infraestrutura destacou que nova lei, que entrou em vigor nesta segunda-feira (12), 'fica mais rigorosa para aquelas condutas mais graves'

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, apresentou as principais mudanças do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor nesta segunda-feira (12) e afirmou que o texto "fica mais rigoroso para aquelas condutas mais graves e menos burocrático e mais leve para o bom condutor".

"O CTB é uma ferramenta que já tem mais de 20 anos e necessitava de atualização – a tecnologia mudou, a quantidade veículos mudou e nós aprendemos lições", disse o ministro, em entrevista coletiva.

"O projeto tem objetivo de, por um lado, fazer a simplificação e redução de burocracia de processos, tornar a vida das pessoas mais fácil, com um peso maior nas medidas educativas (...) e por outro lado, pegar aquelas condutas mais graves, que são recorrentes ou trazem risco maior para os condutores, e tornar as medidas coercitivas, punitivas, mais duras", completou.

Tarcísio disse ainda que seu ministério trabalha em parceria com o Ministério da Educação, com o Observatório Nacional de Segurança Viária e com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para levar um projeto de educação de trânsito para as escolas brasileiras, mas não apresentou mais detalhes sobre essa iniciativa.

CNN analisou a nova Lei de trânsito que entrou em vigor no país e destacou as principais mudanças.

Além dele, participou da entrevista o diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico de Moura Carneiro, que apresentou os principais mudanças de regulamentação que passam a vigorar com a atualização do CBT.

Carneiro destacou, por exemplo, a questão da ampliação dos pontos na carteira para até 40, no caso de motoristas que não tenham cometido infrações graves nos últimos 12 meses – ou para motoristas que exercem atividade remunerada com o veículo, independetemente da gravidade da infração. 

E também o maior prazo de validade da Carneira Nacional de Habilitação (CNH), que passará para 10 anos para pessoas com até 50 anos. "A nova regra vale para quem renovar a partir de hoje, que já terá esses prazos já em vigor. As CNHs já expedidas e que constam data de validade, fica mantida a data", esclareceu.

Ele enfatizou ainda a questão dos recalls, ou seja, quando as montadoras identificam problemas nos veículos e convocam proprietários para substituição de peças. 

Até hoje, não existia medida no CBT que tornava obrigatório o comparecimento nessas campanhas. Agora, quem não fizer o recall dos veículos não conseguirá licenciar o veículo depois de determinado período.

"Caso não compareça à concessionária, vai aparecer no documento do veículo essa pendência. Quando for licenciar, emitir o documento, vai aparecer 'recall pendente'. A partir daí, o próximo licenciamento só será possível se tiver regularizado essa situação", explicou Carneiro.

Outras mudanças no CBT incluem a normatização do uso das cadeirinhas para o transporte de criança, mudança na pena de prisão para infratores sob efeito de álcool ou drogas, a conversão automática de infrações leves ou médias – caso não haja outra infração nos últimos 12 meses – em advertência, entre outras medidas.

 
 
Comentários