MENU
ENSINO MÉDIO PÚBLICO AVANÇA E REPROVAÇÃO CAI 62% EM TRÊS ANOS
Por RÁDIO MELHOR FM
Publicado em 27/06/2026 09:25
Educação

 

O ensino médio da rede pública brasileira apresentou uma evolução significativa nos últimos três anos. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram queda expressiva na reprovação, redução do abandono escolar e aumento da aprovação dos estudantes.

Entre 2022 e 2025, a taxa de reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. O levantamento também aponta uma diminuição de 28% na distorção entre idade e série, além de um crescimento de 11% na taxa de aprovação dos alunos da rede pública.

Os resultados refletem uma trajetória de melhora observada desde 2023 e, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão relacionados à ampliação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica. Entre as iniciativas destacadas estão o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a expansão das escolas em tempo integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, voltado ao incentivo da permanência dos estudantes na escola.

Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, a melhora dos indicadores é resultado da combinação de diversas ações. Segundo ele, a parceria entre o governo federal e os estados, o aumento do financiamento da educação, a ampliação das matrículas em tempo integral, além do fortalecimento de programas como o Dinheiro Direto na Escola, da alimentação e do transporte escolar, contribuíram para reduzir a evasão, a repetência e o atraso escolar.

Outro destaque do levantamento é o aumento de 46% nas inscrições de estudantes concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025, indicando maior participação dos jovens na principal porta de entrada para o ensino superior.

A permanência dos estudantes nas salas de aula também apresentou avanço. De acordo com o Inep, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%. Caso esse índice tivesse permanecido no mesmo patamar registrado em 2022, o Brasil teria cerca de 250 mil estudantes a menos matriculados no ensino médio em 2025.

Os dados reforçam um cenário de recuperação e fortalecimento da educação pública, com mais alunos permanecendo na escola, concluindo os estudos e ampliando suas oportunidades de acesso ao ensino superior.

 
 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!