Um fato inusitado chamou a atenção dos moradores de Assis (SP) na manhã desta segunda-feira (8). Funcionários de uma cooperativa de reciclagem encontraram um pé humano dentro de um recipiente plástico, em meio a materiais que seriam separados para reaproveitamento.
De acordo com o boletim de ocorrência, os trabalhadores acionaram imediatamente a Polícia Militar ao perceberem o que havia no local. O membro estava acompanhado de um papel com informações hospitalares de um paciente.
O delegado responsável pelo caso, João Fernando Pauka, explicou que o pé pertencia a um paciente do Hospital Regional de Assis, que havia passado por uma cirurgia de amputação em janeiro de 2024. “Constatamos que não houve registro de retirada do membro por familiares ou funerária. Aparentemente, esse material se desviou ainda dentro do hospital”, afirmou.
O Instituto Médico Legal (IML) recolheu o pé, enquanto a Polícia Científica também foi acionada para auxiliar nas investigações. Um inquérito foi instaurado para apurar as responsabilidades.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que apura a conduta do laboratório contratado para análise patológica do material, já que cabe a esse prestador de serviço a realização de biópsias e o descarte adequado de membros amputados. “O Hospital Regional de Assis segue colaborando com as autoridades policiais para esclarecer o ocorrido”, destacou a pasta.