Diante de boatos que circulam nas redes sociais, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) esclareceu que os novos radares instalados em rodovias estaduais na região de Ourinhos ainda não estão em funcionamento. Os equipamentos seguem em fase de testes e não há autuações sendo realizadas no momento.
A instalação faz parte de um contrato do governo paulista que prevê 367 radares em rodovias recém-concedidas, com objetivo de reforçar a segurança viária. Esses equipamentos, segundo o DER, estão passando por um período de 45 dias de testes operacionais, que começou em 1º de junho e se estende até meados de julho. Após essa fase, será necessário aguardar a homologação de 60 dias, etapa obrigatória antes de qualquer autuação.
Em Ourinhos, embora já seja possível observar os dispositivos em pontos como a SP-270 (Raposo Tavares), SP-327 (Orlando Quagliato) e SP-333 (Rachid Rayes), nenhum radar está ativo e ainda não há data definida para o início das fiscalizações, informou o órgão.
O DER ainda explicou que os locais dos radares podem ser ajustados de acordo com estudos de tráfego e segurança. Já os cronogramas podem sofrer alterações por razões técnicas ou operacionais.
Para evitar confusão, o governo estadual reforça que a população será previamente informada sobre a entrada em operação dos radares por meio do Diário Oficial do Estado, da plataforma Monitorar SP e dos canais oficiais do DER.
O objetivo, segundo o governo, é reduzir acidentes e preservar vidas nas estradas paulistas.