Operação Leão de Nemeia: Polícia Civil desmantela núcleo de facção criminosa em Jacarezinho
Por RÁDIO MELHOR FM
Publicado em 11/07/2025 11:06
Região

Com 80 policiais civis, 30 viaturas e apoio aéreo, a Polícia Civil do Paraná deflagrou, nos dias 9 e 10 de julho, a Operação Leão de Nemeia, com o objetivo de desarticular um núcleo organizado de facção criminosa atuante em Jacarezinho e região.

A megaoperação contou com o trabalho integrado de equipes de várias delegacias — incluindo Londrina, Cornélio Procópio e o NOC (Núcleo de Operações com Cães) — e resultou em 12 prisões, além de apreensões de celulares, drogas, dinheiro e documentos que reforçam as provas contra os envolvidos.

As investigações começaram após a apreensão do celular de uma mulher presa por tráfico. O conteúdo do aparelho revelou a engrenagem de um grupo com funções bem definidas: liderança regional, contabilidade, sentinelas, disciplina, operadores de ponto e até articulações com o temido “Tribunal do Crime”. Áudios, mensagens e movimentações financeiras via Pix expuseram o funcionamento interno da facção — inclusive com comando de dentro da prisão e uso de adolescentes para o tráfico.

O nome da operação faz referência ao primeiro trabalho de Hércules na mitologia grega: o combate ao invencível Leão de Nemeia. Na metáfora, o “instrumento do crime” — o celular — foi decisivo para romper a couraça da facção.

Para o delegado Tristão Antonio Borborema de Carvalho, que presidiu o inquérito, a operação representa um divisor de águas no combate ao crime organizado em Jacarezinho. Já o delegado-chefe Amir Roberto Salmen destacou o impacto direto da ação na segurança regional.

 

A Polícia Civil reforça o chamado à população para colaborar com informações, de forma anônima, pelos telefones 181, 197 ou (43) 3511-0600

Comentários
Comentário enviado com sucesso!