A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, em parceria com a ASO (Associação Amigos dos Surdos de Ourinhos e Região), realizou no Teatro Municipal Miguel Cury, o 2º Encontro da Cultura Surda. O evento aconteceu no dia 24 de setembro e contou com uma programação especial para o público participante.
Estiveram presentes o Secretário de Inclusão, Caio Lima e os professores de Libras Rafael Reis e Clícia Prado, além dos intérpretes e outras autoridades do município.
Caio Lima ressaltou a importância da criação da Secretaria e que novas políticas públicas para a Pessoa Surda “Primeiramente eu não posso deixar de destacar a sensibilidade do Prefeito Lucas Pocay, que desde 2017 iniciou um trabalho, visando à inclusão no município, seja ela no esporte, na acessibilidade entre outras ações. A pessoa surda por muitas vezes ficou excluída da sociedade e com a criação da Secretaria nós vamos intensificar esse trabalho de inclusão”.
A professora de Libras, Clícia Prado, afirmou que diversas melhorias vêm acontecendo dentro da Cultura Surda em Ourinhos. “Nós sabemos que todo enfrentamento na área da Inclusão é uma construção em longo prazo. Ao longo desse ano nós conseguimos, com o apoio da Prefeitura, entender as maiores dificuldades da Pessoa Surda e ajudá-las com as acessibilidades possíveis e principalmente nessa questão do bilingüismo. E hoje em contato com a Secretaria de Inclusão apresentamos novos projetos e colocaremos em prática novas ações”.
O professor Rafael Reis falou sobre a segunda edição do Encontro. “Nós tentamos gerar maior conscientização da população em relação à Pessoa Surda. Com a criação da Secretaria de Inclusão, nós acreditamos que vamos implementar projetos voltados à acessibilidade em Libras, principalmente para crianças e jovens, para que haja o maior crescimento na acessibilidade”.
Fonte:Prefeitura de Ourinhos