Rio Pardo atinge menor nível do ano e pode prejudicar captação de água
Região
Publicado em 27/09/2021

Há pouco mais de um mês o município publicou decreto proibindo desperdício de água

 

Da redação

 

O Rio Pardo, no setor de captação de água da ETA (Estação de Tratamento de Água de Ourinhos), atingiu 1,10 metro no domingo, 26/9, o menor nível registrado este ano. Na manhã de segunda, 27/9, a medição era de 1,12 metro.

 

 

A situação colocou em alerta os funcionários da SAE que vêm monitorando o Rio Pardo durante 24 horas. Se as águas baixarem mais 10 centímetros, a captação de água precisa ser paralisada para evitar queima de bombas e outros equipamentos. Isso causaria colapso na produção e distribuição de água em Ourinhos. A SAE pede à população que economize água evitando o desperdício.

Há pouco mais de um mês o município publicou decreto proibindo desperdício de água. Mais de 150 pessoas e entidades públicas e privadas já foram notificadas desde então. A abordagem inicial é de conscientização. Pessoas flagradas lavando calçada, carro ou garagem com mangueira estão sendo orientadas a usar água de forma racional.

Em caso de reincidência, o infrator será autuado no valor que varia de R$ 1.051,80 a R$ 2.103,60. A multa será dobrada em caso de novo descumprimento do decreto. O infrator também pode ter a água cortada. Denúncias podem ser encaminhadas pelo telefone da SAE 3302-1000.

 

Fonte: Jornal Negocião

Comentários