Na Sessão da segunda, 30/8, Coletivo Enfrente pede que reposta do prefeito seja enviada por escrito, pois o fato não foi citado durante a audiência pública do orçamento
Marcília Estefani
Durante a 28ª Sessão da Câmara dos Vereadores de Ourinhos, que aconteceu na noite da segunda-feira, 30/8, o Mandato Coletivo Enfrente voltou a questionar a administração pública, em defesa da preservação do Núcleo de Arte Popular, inaugurado em 1996 na gestão do ex-prefeito Claury Alves de Silva.
O Núcleo será revitalizado, afirma o prefeito Lucas Pocay
O Núcleo está localizado em frente ao Terminal Integrado de Ourinhos, no antigo pátio da ferrovia da Estrada de Ferro Sorocabana, e o local está passando por reformas, que fazem parte de uma grande revitalização realizada pela prefeitura com o objetivo de transformar o local em um centro turístico de lazer.
ENTENDA O CASO – Na noite da segunda-feira, 23/8, durante a 27ª sessão da Câmara Municipal de Ourinhos, estiveram presentes no plenário, representantes e apoiadores da cultura e da arte em Ourinhos, em defesa da preservação do Núcleo de Arte Popular, espaço inaugurado em dezembro de 1996, totalmente voltado ao desenvolvimento cultural da cidade, ameaçado de ser extinto.
Com cartazes e frases do tipo “O Núcleo é das artes!”, “O Núcleo é nosso!”, “Reforma sim, desmonte não!”, os artistas mostraram união e deixaram claro suas opiniões e desejos, fortalecendo ainda o movimento e a força coletiva.
O Mandato Coletivo Enfrente apresentou na Câmara o requerimento 1.277/21, pedindo informações sobre o galpão onde se encontra o Núcleo de Arte Popular, que seria lido na próxima Sessão, mas usou seu tempo livre na Tribuna para falar sobre o assunto.
Segundo a vereadora Roberta Stopa “o local está passando por uma reforma, e não se sabe para onde vai o Núcleo de Arte Popular, estão retirando os tablados e algumas outras coisas que são usadas há quase 25 anos pelos grupos que ali trabalham e atendeu tanto a classe artística, e não se sabe o que vai acontecer nesse espaço (…) se for retirado vai acabar com anos de uso criativo, que serviu sempre a cultura, é um patrimônio imaterial da história de ourinhos.”
REUNIÃO COM O PREFITO – Após a Sessão, na terça-feira, 24/8, o Prefeito Lucas Pocay chamou alguns artistas e fazedores de cultura para uma reunião, onde ficou acordado que o Núcleo será revitalizado, mas que permanecerá no mesmo local.
“Na terça-feira, 24 de agosto, após repercussão desse movimento e das inúmeras tentativas do Grupo Teatral Soarte em agendar uma reunião para dialogar sobre a atual situação do espaço, o Prefeito Municipal realizou uma reunião com alguns artistas e acordou, inclusive através de live em seu canal, que será cessado o desmonte do espaço e será revitalizado para continuidade da execução das artes no local”, informou o Coletivo.
Ao final da reunião com os artistas, o Prefeito Lucas Pocay fez uma live para divulgar o acordo feito. “Vamos revitalizar o Núcleo, que vai ficar muito bonito e tenho certeza que vai superar as expectativas de todos que estão envolvidos nesta arte”.
Leandro Faria, do grupo Soarte, esteve na reunião e ressaltou que o objetivo dos artistas era manter o núcleo com os fins que ele sempre teve, que foi para oficinas de teatro, ensaios, apresentações. “Acho que a gente conseguiu entrar num consenso bacana para que o espaço continue ser o que ele sempre foi, e que está história, essa memória que ele traz nesses 25 anos de existência, seja preservada”.
COLETIVO PEDE POR ESCRITO O QUE FOI ACORDADO E EXPLICA – Na 28ª Sessão, que ocorreu na noite da última segunda, 30/8, a vereadora Roberta Stopa apresentou o seu Requerimento, falou do acordo, e pediu que fosse enviado por escrito o que foi combinado, pois durante audiência pública não foi mencionado nada a respeito do Núcleo.
“A gente espera que o prefeito cumpra com a sua palavra”
“Após a reunião, o prefeito divulgou que o núcleo seria revitalizado, e que continuaria no mesmo lugar, mas ao mesmo tempo em que estava ocorrendo a reunião com o pessoal da cultura [no gabinete do prefeito], aqui nesta casa estava tendo audiência pública do orçamento, e nesta audiência pública foi apresentado sobre toda a reforma daquela região, das casinhas, da locomotiva, do galpão, e em nenhum momento se falou do Núcleo de Arte Popular e a sua manutenção no espaço onde ele é hoje”.
Roberta ressaltou ainda ressaltou “a gente espera que o prefeito cumpra com a palavra dele (…) O que a gente quer hoje é esta resposta por escrito”.
HISTÓRIA DO NÚCLEO – O Núcleo de Arte Popular, projeto de Sérgio Nunes, foi inaugurado em dezembro de 1996 na gestão do ex-prefeito Claury Alves de Silva, que tinha como secretária de cultura, Neusa Fleury. Foi criado com o objetivo de ser um espaço dedicado para criação de diversas artes, principalmente integrar aulas, ensaios e apresentações de teatro.
O Núcleo é sede das oficinas teatrais da Secretaria e do Grupo Soarte desde sua inauguração, além de ser utilizado por outros grupos de teatro, de dança e música, de receber eventos como a Mostra Sergio Nunes de Artes Cênicas, oficinas do ponto MIS (Museu de Imagem e Som) de São Paulo e oficinas de parcerias com o Proac e o Programa de Qualificação em Artes junto com o Governo do Estado de São Paulo.