Orientam a população a ficar atenta ao envio de boletos e cobranças falsas por e-mail, mensagem SMS ou redes sociais
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população sobre golpes que estão sendo aplicados envolvendo o nome da autarquia. Foram identificados e estão sendo investigados os mais diversos tipos de ações falsas que se utilizam de informações do órgão.
O Detran-PR orienta a população a ficar atenta ao envio de boletos falsos por e-mail, cobranças falsas de serviços por e-mail, mensagem SMS ou redes sociais; venda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitações de documentos por e-mail, por mensagem SMS ou redes sociais; leilão via site falso e redes sociais, cobrança de serviços utilizando o nome do Detran via telefone, e-mail, SMS e demais canais; ofertas de empregos e estágios, concursos falsos e solicitação de regularização de documentos por e-mail, SMS, telefone e redes sociais.
COMO EVITAR
As mensagens falsamente atribuídas ao Detran estimulam a pessoa a clicar em supostas notificações ou a instalar programas nos computadores, fazer pagamentos de boletos e enviar foto de documentos.
O órgão alerta que não pede envio de documentos e não solicita pagamentos por meio destes canais. Para não cair no golpe, além de ficar sempre atento, é preciso acessar o portal www.detran.pr.gov.bre as redes sociais oficiais, ou entrar em contato pelo telefone 0800 643 7373.
Fonte: Bem Paraná (modificado)