Rio Pardo apresenta nível de captação abaixo do ideal em Ourinhos e há risco de desabastecimento
Região
Publicado em 17/08/2021
Segundo o SAE, nível está em 1,25 metros quando o ideal seria 2,2 metros. Moradores devem economizar água para evitar falta de água.
O Rio Pardo que abastece os moradores de Ourinhos (SP) está com nível abaixo do ideal devido ao período de estiagem, segundo a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) da cidade.
O SAE informou nesta terça-feira (17) que o nível ideal seria 2,2 metros, mas no momento o rio está apenas com 1,25 metros. Isto é, 95 cm abaixo do esperado.
Diante da situação, o gerente de captação na SAE, Helio Serafim, explica que essa baixa causa o comprometimento da produção e pode ter como consequência o desabastecimento de água para os moradores.“Essa baixa representa o comprometimento dos nosso trabalho de produção, uma vez que nossos equipamentos dependem de um bom nível do rio para operar em segurança, o que pode provocar o desabastecimento de água potável na cidade.”
Para evitar que as pessoas da região tenham sua rotina comprometida devido a falta de água, o SAE pede que todos evitem desperdiçar água neste momento fazendo o uso consciente.
Por conta da pandemia, a higienização deve continuar sendo uma prioridade para evitar novas contaminações pela Covid-19. Contudo, os moradores podem adotar estratégias para reutilizar água em alguns casos, como, por exemplo, usar a água da máquina de lavar para lavar o quintal.