A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu esta semana uma grande quantidade de brinquedos pedagógicos e terapêuticos que irão auxiliar profissionais do Ambulatório do Bebê e mais sete Unidades Básicas de Saúde no tratamento de crianças de 0 a 2 anos com déficit psicomotor.
Os brinquedos foram adquiridos pelo município por meio da emenda impositiva do vereador Alexandre Enfermeiro, que indicou o recurso para equipar o Ambulatório do Bebê e também as UBSs do Parque Minas Gerais, Cohab, Vila São Luís, Vila Brasil, CAIC, Jardim Itamaraty e Ambulatório de Especialidades Médicas.
Os brinquedos serão utilizados por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas para trabalhar junto às crianças com idade 0 a 02 anos a sensibilidade, memória, linguagem e a fala de uma forma pedagógica e terapêutica.
De acordo com a Fonoaudióloga do Ambulatório do Bebê, Dra. Fernanda Bachiega Agostinho Dias, nesses 21 anos que trabalha no setor da saúde do município, esta é a primeira vez que a equipe teve a oportunidade de escolher os materiais com a funcionalidade para cada tipo de patologia e idade.
“Não são meramente brinquedos para distração, são materiais que foram selecionados para atendimento das crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor e terá uma função importante para trabalhar a fala, a linguagem, a sensibilidade e a memória de cada uma delas”.
O secretário de Saúde, Donay Neto, agradeceu a emenda impositiva do vereador Alexandre Enfermeiro e ressaltou que este investimento no atendimento das crianças na área da saúde do município atende a determinação do prefeito Lucas Pocay.
“O prefeito Lucas sempre nos coloca que é preciso desenvolver o bem estar da população e isso começa na primeira infância. Esta gestão tem tido um cuidado especial com as crianças e o prefeito sempre nos orienta para cuidarmos bem delas porque são o nosso futuro”.
O vereador Alexandre Enfermeiro enfatizou que esse investimento no Ambulatório do Bebê, além de beneficiar o atendimento das crianças, também é uma forma de valorizar os profissionais que atuam na unidade. “Esses materiais irão auxiliar os profissionais no desenvolvimento ainda melhor das suas atividades junto às crianças” afirmou.